GUIA DEFINITIVO PARA COMPRAR SUA BMX

A ORIGEM DO BMX E SUAS MODALIDADES

No início dos anos 70, o BMX teve sua origem, quando crianças começaram a se aventurar em pistas de terra para imitar as emocionantes corridas de motocross. À medida que as competições se tornaram mais intensas, a demanda por bicicletas BMX cresceu, dando origem a subculturas dedicadas, incluindo o BMX de rua e o freestyle (estilo livre).

Hoje, o BMX é uma modalidade que evoluiu por conta própria. O BMX Racing é agora uma modalidade reconhecida, com corridas organizadas pela UCI (Union Cycliste Internationale), inclusive nos Jogos Olímpicos. Por outro lado, o BMX Freestyle conta com pilotos e equipes profissionais apoiados por grandes patrocinadores, participando de eventos repletos de adrenalina, como o X-Games.

A BMX PERFEITA PARA VOCÊ

Se você está se sentindo perdido e não sabe qual BMX comprar, estamos aqui para ajudar a esclarecer suas dúvidas, explicar as diferenças e fornecer o conhecimento necessário para que você possa fazer uma escolha confiante e adquirir a BMX que melhor atenderá às suas necessidades.

MODALIDADES

As bicicletas de BMX para Freestyle são projetadas para resistir aos impactos das manobras realizadas em diversos locais, como ruas, rampas de terra e pistas. Isso significa que os materiais utilizados na estrutura, rodas e componentes são especialmente selecionados visando à resistência e à facilidade de manobra. Por outro lado, as bicicletas de corrida são projetadas para proporcionar velocidade e aceleração, sendo caracterizadas por materiais mais leves e geometrias específicas para garantir estabilidade, rigidez e agilidade em alta velocidade.

No universo do BMX, diversas modalidades estão incluídas no âmbito do “Freestyle”. Com exceção do Flatland, muitas dessas modalidades se entrelaçam, permitindo a escolha de uma bicicleta versátil que se adapte a mais de um estilo.

  • Park: Esta modalidade concentra-se em pistas e bowls, também frequentados por skatistas, patinadores e pilotos de scooters.
  • Street: Como o nome sugere, o BMX de rua exige criatividade por parte do piloto, que utiliza a infraestrutura urbana para realizar manobras, como escadas e corrimãos. Os pilotos estão sempre em busca de um local desafiador para andar e gravar impressionantes vídeos.
  • Flatland: Este estilo bastante nicho não requer mais do que uma BMX e uma superfície plana. Nele, os pilotos realizam incríveis manobras de equilíbrio e giros nas pedaleiras, demonstrando verdadeira arte sobre duas rodas.
  • Trails / Dirt: A cultura dos Trails é amplamente difundida, com rampas de terra sequenciais geralmente construídas por uma sólida comunidade local de pilotos dedicados que se encarregam da manutenção das pistas.
  • Corrida: O BMX tem suas raízes no “Bicycle Motocross” (Motocross de Bicicleta), por isso não é surpresa que as corridas de BMX ocorram em percursos de terra ou asfalto compactados e bem cuidados. Essas corridas apresentam uma mistura de terrenos ondulados e saltos longos. Devido ao design específico para corridas, essas bicicletas geralmente não são adequadas para outras modalidades.

MATERIAIS E CONSTRUÇÃO

As bicicletas de BMX para Freestyle são fabricadas com uma composição de aço conhecida como Chromoly 4130 (Cr-Mo). O Cr-Mo é uma liga de aço que oferece resistência superior em comparação aos aços mais baratos encontrados em bicicletas de baixo custo. O aço Cr-Mo pode ser “butted”, tornando-se mais fino e leve no meio do tubo, enquanto é reforçado nas extremidades e junções para maior resistência.

O aço é o material de eleição para essas bicicletas, devido à sua alta resistência à fadiga, facilidade de reparo e à flexibilidade adicional que proporciona, conferindo um pouco mais de conforto e reduzindo a pressão sobre o corpo do atleta.

Por outro lado, para as bicicletas de corrida, a preferência recai sobre quadros mais rígidos e leves, tornando o alumínio o material de eleição. Se você é um entusiasta sério das corridas e deseja obter uma vantagem extra, os quadros de fibra de carbono estão ganhando popularidade entre os pilotos, devido à redução adicional de peso e às propriedades de amortecimento de vibrações não encontradas no alumínio.

GEOMETRIA

As bicicletas de Freestyle são utilizadas por crianças, adolescentes e adultos. Portanto, embora o tamanho das rodas permaneça o mesmo, o tamanho do quadro pode variar ligeiramente para se adaptar ao estilo de pilotagem e à altura de cada indivíduo. A maioria das bicicletas é equipada com um Tubo Superior (Top Tube) de 21 polegadas, permitindo espaço suficiente para manobras sob o piloto e uma traseira mais curta, facilitando as manobras de giro.

As bicicletas de Flatland são uma exceção, com quadros geralmente mais leves e tubos mais curtos em toda a estrutura, proporcionando um melhor equilíbrio e controle. Além disso, possuem um ângulo de direção (headset) muito mais íngreme e gancheiras de 3/8″ para eixos traseiros menores.

Por outro lado, as bicicletas de corrida apresentam um ângulo de direção menos íngreme e uma distância entre eixos mais longa, o que coloca o ciclista mais para trás na bicicleta, oferecendo maior estabilidade e controle em alta velocidade. Os tamanhos dos quadros de corrida abrangem uma faixa mais ampla, atendendo à faixa etária dos pilotos.

ARO

O tamanho “padrão” para um aro de BMX é de 20 polegadas, consideravelmente menor do que o encontrado em Mountain Bikes ou bicicletas de estrada. Rodas ainda menores, de 16 ou 18 polegadas, são usadas em bicicletas infantis, enquanto rodas maiores, de 22 ou 24 polegadas, são vistas em algumas bicicletas BMX de Trails, usadas para saltos em rampas de terra. No entanto, é seguro afirmar que o termo “BMX” geralmente se refere a bicicletas com rodas aro 20″.

As bicicletas de corrida se dividem em duas categorias, dependendo do tamanho das rodas. A primeira é com rodas de 20 polegadas, a mais comum, e a segunda é com rodas de 24 polegadas, conhecida como “Cruiser”. As bicicletas Cruiser são populares entre pilotos mais altos ou mais experientes, oferecendo maior estabilidade. Devido à necessidade de aceleração rápida nas corridas de BMX, as rodas são mais leves do que as usadas no BMX Freestyle.

CONCLUSÃO

Este guia continuará sendo atualizado com informações relevantes para garantir que você esteja sempre bem informado.

Matéria por @novaordem.shop